26.1.13

Luminak's Essays: Ego e Cortesia com Chapéu Alheio


Há grandes mudanças nesta série.

Se Foram Eles não era sobre o ego de Ben e seus sentimentos sobre seus títulos, então eu não sei o que era. Imediatamente nos primeiros minutos do episódio, Ben acusa Rook de não ajudá-lo quando ele estava sendo atacado. Daí, Rook inocentemente responde: Por que você não pediu? 

Ben não tinha resposta. Por quê? Porque ele está acostumado a ver pessoas o servindo.

Gwen e Kevin sempre alimentaram o ego de Ben, apesar de seu diálogo afirmarem o contrário. Gwen poderia dar uma palestra sobre o seu exibicionismo, mas depois ela mesma precisaria de ajuda de Ben. Mais tarde, Gwen tem a ousadia de aumentar o seu ego dizendo que Ben não precisa ser tão arrogante sobre isso.

Mas Rook traz à tona uma questão incrível em Omniverse: Por que você não pediu ajuda? 

Ben deveria pensar: 

"Ok, esse cara não é a minha prima nem o namorado dela. Eles me salvaram, porque era assim mesmo e eu nunca questionei. Rook, por outro lado, respeita a minha preferência de lutar sozinho, em vez de distrair o inimigo para que eu possa levar todo o crédito". 

Eu teria ignorado esse momento se não fosse pelo Ben pedir ajuda ao Rook mais tarde, quando o Crashhopper acaba enfrentando o seu predador. Porque finalmente Ben percebeu que Rook estava certo. Você não pode esperar que sempre as pessoas te ajudem em tudo.


Para ser justo, Ben traz um bom ponto sobre a parceria. Você realmente não deve pedir ajuda cada vez que você está em perigo. Rook segue a teoria dizendo que você não pode sempre esperar ajuda nas missões e depois levar todo o crédito. Que você não deve seguir este comportamento de ser salvo e depois se vangloriar de "sua" vitória mais tarde. Ben tem que aprender a lutar por conta própria, sem a ajuda de outros, e se ele precisa de ajuda, ele tem que aprender a esvaziar seu ego e pedir ajuda.

Não dizer obrigado, não reconhecendo a ajuda das outras pessoas é o que Ben sempre fez, e finalmente, ele está notando que está errado. Lenta, mas seguramente.

Derrick J. Wyatt já disse que os produtores querem humanizar Ben em Omniverse. Bem, se este episódio não foi uma prova disso, eu não sei o que é realmente.


______________________________________________________________________

O Ben 10 Center estará postando as incríveis análises minuciosas da escritura Luminak, que é uma fã extrema da série Ben 10: Omniverse e sempre está tratando de assuntos que os fãs não percebem muito bem. Ego and Common Courtesy (postado originalmente em Inglês) é um dos primeiros que trata sobre o ego e as tentativas da nova série de humanizar Ben Tennyson; Sinta-se livre para apreciar os textos no Tumblr dela clicando aqui.

2 comentários:

  1. olha eu vi o episodio e nem notei isso, mais que a Gwen e o Kevin sempre ajudavam o Ben se ele pedir e verdade

    ResponderExcluir
  2. Isso era esse ponto que quis chegar no outro poste e não consegui...
    O Ben mudou do nada, em omniverse vemos um amadurecimento natural que esta sendo criado por outra situação, o rook é o melhor parceiro que o Ben poderia ter, pois o Rook não da na mão, ele faz o Ben trabalhar, pensar, se esforçar...
    Era esse ponto que eu tentei mostrar e não consegui, o Ben esta sendo incentivado a ser melhor, pelas pessoas que ele salva, a questão não é ser o melhor heroi do mundo, a questão é proteger vidas, o Ben esta amadurecendo aos poucos e com os erros e graças ao rook, pois com Gwen e Kevim ele tava só ficando mais metido, arrogante e chato...

    ResponderExcluir

1. Sem xingamentos ou ofensas
2. Discussões são aceitas, mas não quebre a primeira regra
3. Anônimos não podem comentar. Haha.
4. Pedidos de parceria não serão aprovados
5. Comentários arrogantes ou não amigáveis são proibidos
6. Uso exagerado da palavra "dude" é proibido
7. Sem spam e sem flood (repetição de termos desnecessariamente)
8. Comentários incompreensíveis ou ricos em desvios ortográficos serão reprovados
9. Comentários com links para outros blogs são proibidos
10. Não comente se não tem nada para comentar -.-'