Ben 10


Ben 10 é uma animação estadunidense. Foi criada pelo grupo Man of Action (que consiste de Duncan Rouleau, Joe Casey, Joe Kelly e Steven T. Seagle) e é produzido pelos estúdios de Cartoon Network Studios (antigamente: Hanna-Barbera), atualmente uma subsidiária de Turner Broadcasting System. A série, que estreou em 27 de dezembro de 2005, está sendo exibida pelo canal de televisão por assinatura Cartoon Network.
Benjamim Tennyson, aos 10 anos de idade, nas férias de verão,foi acampar com a sua prima Gwen e seu avô Max. Quando resolveu passear depois de um desentendimento com sua prima ele observou um objeto caindo do céu, logo foi ver, era uma esfera metálica e que dentro dela tinha um relógio, o aparelho grudou em seu pulso, e logo descobriu que o nome do aparelho é Omnitrix e que ele guarda o DNA de 10 espécies alienígenas diferentes cada uma com sua caracerística própria, o aparelho tem a capacidade de transformar o usuário em qualquer uma delas.


Sinopse

Com tanto poder nas mãos, vêm também as responsabilidades: Ben passa a ajudar as pessoas e a combater o mal e os seres alienígenas que decidem atacar a terra, alguns para recuperar o dispositivo. Apesar de tudo, ele não deixa de ter o espírito de um menino de 10 anos, que gosta de aprontar, se divertir com os amigos e o avô, além de soar da prima.


Personagens

  • Gwendolyn Tennyson - Gwen é a prima de Ben, uma garota muito inteligente e madura. Ela é um dos principais alvos das brincadeiras de seu primo e, apesar de tudo, sempre foi a voz da razão. Ao longo da série, ela desenvolve poderes mágicos se tornando uma bruxa.
  • Maxwell Tennyson - Max é o avô de Ben e Gwen, pode ser considerado um dos maiores heróis da série, adora comer coisas estranhas e nojentas. Fazia parte de uma equipe que combatia alienígenas chamada Os Encanadores, todos achavam que ele era, de fato, um encanador, assim como os outros da assim equipe. Ele já havia ouvido falar do omnitrix quando fazia parte dos Encanadores.


Vilões

Vilgax - Vilgax é um dos piores inimigos de Ben e Max, ele é o que mais quer o Omnitrix, fazendo de tudo para conseguir. Ele é um alienígena que foi gravemente ferido no começo da série, mas volta mais forte e quase indestrutível, sendo o mais temido no universo.
  • Kevin 11 - Kevin é um garoto de 11 anos que mora na rua, por isso ele era um marginal frio, que nasceu com um poder e um dom incrível, podia absorver energia de qualquer objeto eletrônico ou que contivesse eletricidade. Ele absorveu todos os poderes dos aliens de Ben e se tornou um monstro poderoso.
  • Dr. Animal - Dr. Aloysius Animal é um brilhante cientista que consegue mutar animais com as suas invenções, criando criaturas extremamente poderosas, todas ao comando dele.
  • Cavaleiros Eternos - Os Cavaleiros eternos são uma organização especializada em pesquisa alienígena e tecnologia avançada. O sub-líder dos Forever Knights é Enock, e o verdadeiro líder pode ser chamado de o Rei dos Forever Knights, e seu nome é Driscoll que já foi um Encanador.
  • Hex - Hex é um verdadeiro mestre em magia que carrega um poderoso bastão, que só funciona nas mãos de um verdadeiro mestre em magia.


Omnitrix
O Omnitrix é uma máquina semelhante a um relógio, que tem o poder de transmorfismo alienígena (transformar em um alien) , que abriga mais de 1.000.000 de DNAs alienígenas. O usuário que contém o Omnitrix tem poder o suficiente para dominar qualquer mundo, por isso muita gente está de olho nele. Além disso, o Omnitrix ainda pode coletar outro DNA de aliens, bastando o alien ter algum contato físico com o relógio. Este então brilha e começa a girar, dando ao usuário a habilidade de se transformar nesse alien. Casos como esses são os do aliens LobisBen, BenMúmia, BenFrankestein, Zs'Skayr e outros. O Omnitrix também é capaz de evoluir como seu usuário, como em Ben 10: Alien Force quando ele está pequeno, ou em Ben 10.000 quando ele está tomando quase metade do braço de Ben. Ele realmente é uma arma fantástica. A continuação está em Ben 10: Alien Force.


Cores
Durante a série, o Omnitrix mostrou poder brilhar muitas cores em diferentes ocasiões. As cores são:
CorOcasião em ben 10
VerdeQuando Ben está pronto para se transformar ou quando ele está alternando de um em um alien
VermelhoQuando o Omnitrix precisa de um tempo para carregar
BrancoQuando Ben está transformado em um alien (só aparece a tela) ou quando o Omnitrix está inativo
LaranjaQuando o Omnitrix está em modo MAD (Modo de Auto Destruição)
Amarelo GirandoQuando o Omnitrix absorve um DNA
RoxoQuando Eon põe seu DNA no Omnitrix (apenas em "Ben 10: Corrida Contra o Tempo")
AzulQuando o Omnitrix está prestes a evoluir (apenas em "Ben 10: Força Alienígena")
Verde BrilhandoQuando o Omnitrix está sendo retirado
CinzaQuando o Omnitrix está desativado
PretoQuando Fantasmático está com intangibilidade ou quando o omnitrix volta para o casulo de contenção
Verde com ChoqueQuando o Omnitrix está sem o anel de contenção
Branco piscando VerdeQuando Ben vai virar outro alien com o controle mestre
Branco piscando vermelhoQuando a transformação está prestes a acabar


Defesa
Quando alguém tenta retirar o omnitrix á força, ele lança uma explosão de energia "omni", que afasta o oponente como visto no episódio "Kevin 11".


Sobrecarga
Isso aconteceu quando Vilgax foi retirar o omnitrix do pulso de Ben no episódio "Segredos". O relógio sofreu uma sobrecarga e Ben ficou se transformando em todos os aliens aleatoriamente.


Defeito
Isso só aconteceu uma vez (no episódio "Um Probleminha"). Ben queria ir em um brinquedo e não tinha altura para entrar nele. Revoltado, resolveu virar o Aquático, só que o relógio não queria abaixar o anel para transformar o herói. Zangado, ele bateu com toda a força o relógio em um taco de madeira. Deu um defeito no omnitrix e Ben ficou como Massa Cinzenta até o final do episódio.


Códigos
Ben descobriu uma combinação secreta usando as silhuetas dos aliens do omnitrix, situado como controle mestre. Ben, após isso, pode se transformar aleatoriamente em qualquer alien que quiser, sem ao menos tocar no relógio e ir alternando de alien em alien quantas vezes desejar. Sem contar que o omnitrix não desativa de maneira alguma, e ele volta a ser o Ben quando quiser. No final do episódio "De Volta com Uma Vingança", Ben foi tolo o suficiente para desabilitar o controle mestre. Mas Ben 10.000 tem o controle mestre ativado novamente e conhece agora todos os segredos do relógio.


Desativação
Não foi mostrado na série ainda como Ben fez isso, mas esse código serve para desativar o omnitrix. Resumindo, tirá-lo do pulso do usuário. Ben fez isso por cinco anos e foi obrigado a usá-lo novamente em Ben 10: Força Alienígena.em ben 10 força alienigena No Episódio "A Batalha Final Parte 1", Ben está assistindo a um programa de "Luta de Sumô" com Kevin no seu quarto, quando Ben coloca as mãos no queixo pode se observar que ele está sem o Omnitrix, uma possível explicação para isso, é que ele tenha retirado o Omnitrix, já que no final do mesmo episódio ele retira o Omnitrix pronunciando o código 00000 Desconectar 0, ou possivelmente seja um erro do Desenho;


Doenças do Usuário
Em "Efeitos Colaterais", Ben fica resfriado após fazer uma boquinha no caminhão de sorvete e o vírus do resfriado se espalha pelos alienígenas. Chama fica com poderes de gelo, Quatro Braços com fedor nas axilas e o Besta com o faro entupido, sem saber para onde ir.


Fusões e Mutações de DNA
No episódio "Dr Animal e o Raio Mutante", Ben queria descobrir quantos aliens tinham no relógio e acabou tirando sem querer a tampa (anel principal onde você escolhe as formas alienígenas). Quando o anel saiu, modificou alguns animais da região. Todos eles ficaram parecidos com o Insectóide, ou com o DNA modificado á partir do mesmo. Dr. Animal, ao perceber isso, coletou a tampa do relógio e preparou um raio especial para modificar os animais geneticamente com o DNA dos alienígenas do relógio. Quando Ben retirou a tampa do omnitrix, os DNAs dos alienígenas se misturaram e cada vez que ele virava herói saía uma combinação diferente de aliens. Assim formando Insecto-Braços, Diamante Cinzento e Chama Aquática (Aqua-Chama) e as criaturas mutadas.


Como Radar de Localização
No filme "Ben 10: Segredo do Omnitrix", foi revelado um segredo novo do relógio. Myaxx, Tetrax, Gluto, Ben e Gwen precisavam chegar até Zennon, mas estava tudo totalmente escuro e os heróis não sabiam para onde ir. Foi aí que Myaxx revelou que o omnitrix tinha um sistema de localização embutido, e pediu para que Ben subisse no teto da nave e mostrasse o caminho. E não é que deu certo? O omnitrix agiu como uma bússula, indicando para onde a nave deveria ir. E no final das contas, o omnitrix lançou um raio poderoso de energia "omni" mostrando de vez o caminho.


Quando Ele Não Funciona
O omnitrix não funciona quando Eon encosta nele. Eon põe o seu DNA no omnitrtix, mas antes, ele não funciona, quando Ben mais precisa no filme "Ben 10: Corrida Contra o Tempo".


Evoluções do Omnitrix
O omnitrix começa como um relógio grosso, possibilitando, no começo, 10 alienígenas. Ao longo do desenho, novos aliens vão sendo adquiridos, sejam desbloqueados do omnitrix ou coletados por DNA, dando, no total, 21 aliens. No episódio "Ben 10.000", Ben conhece 3 novos aliens que terá no futuro. O omnitrix da Força Alien se transforma em um simples relógio, possibilitando a Ben 10 novas formas alienígenas (por enquanto) e tem novos segredos revelados, assim como em Ben 10. O omnitrix de Ben 10.000 é bem grande, tapando quase a metade do seu braço, possibilitado a Ben 10.000, 10.000 aliens, incluindo alguns nunca mostrados. Seus aliens do futuro ficam diferentes aos do presente. Ken tem seu omnitrix no episódio "Ken 10", com apenas 13 aliens (citados). Ele desbloqueia o limitador do seu omnitrix, podendo lhe transformar nos 10.000 aliens. Já o omnitrix em Gwen e Max no episódio "Gwen 10", Gwen fica com todos os aliens de Ben diferenciados, exceto o Vô Max (que só se transformou no Ultra T). Com muitas cores e segredos revelados ao longo dos desenhos, o omnitrix poderá ser a arma mais temida do universo.
NOTA: De acordo com Azmuth em "Ben 10: Força Alienígena" o omnitrix possui, na verdade, 1.000.903 amostras de DNA alienígena. Mas como o Superomnitrix absorveu o DNA de Bivalvan, Galapagus, P'andor, Andreas, Ra'ad e o Prisioneiro 775, o total ficou em 1.000.909 amostras.


Observações
  • Todos os aliens novos que Ben conseguiu foram desbloqueados ou tiveram o DNA absorvido, Somente o Mega-Olhos tem origem desconhecida.
  • Ao final do episódio "Feliz Natal" surgem três crianças com fisionomias idênticas aos componentes do Esquadrão Konohamaru do anime Naruto, sendo este fato uma homenagem declarada pelo autor, apesar de Naruto ser um grande rival em audiência, desde que Ben 10 conseguiu em apenas algumas semanas passar o que o anime teve em 2 meses.
  • Os aliens Lobisben, Benmúmia e Benstein só tiveram uma aparição na série como transformação de Ben.
  • Há alguns erros de continuação em episódios de Ben 10. Em algumas ocasiões, o Omnitrix está com uma cor e logo após aparece com outra sem uma explicação plausível. O Omnitrix fica vermelho no momento em que Ben mais precisa ou até mesmo em cenas normais, sem batalhas.
  • Em "Ben 10.000", quando Ben volta ao normal, ele fala com a voz do XLR8, o que comprova um erro de dublagem.
  • É até hoje o desenho mais assistido da Cartoon Network, passando a "febre do Naruto" em 2008.
  • Embora a série já tenha acabado, o sucesso ainda continua.


Dubladores


Personagens Principais
  • Benjamin "Ben" Tennyson: Caio César e Clécio Souto (no futuro)
  • Gwendolyn "Gwen" Tennyson: Ana Lúcia Menezes, Flávia Fontenelle (1ª voz no futuro) e Sílvia Goiabeira (2ª voz no futuro)
  • Maxwell "Max" Tennyson: Waldyr Sant'anna (1ª voz), Júlio Chaves (2ª voz) e Mauro Ramos (curtas)
  • Kenny "Ken" Tennyson: Luciano Monteiro


Alienígenas
  • Besta: Dee Bradley Baker
  • Quatro Braços: Hamilton Ricardo
  • Chama: Nizo Neto
  • XLR8: Flávio Back
  • Fantasmático: Alfredo Martins
  • Aquático: Hércules Fernando
  • Insectóide: Marcelo Sandryni
  • Massa Cinzenta: Pedro Eugênio
  • Diamante: Renato Rosemberg (1ª voz) e Samir Murad (2ª voz)
  • Ultra T: Charles Emmanuel
  • Bola de Canhão: Hércules Fernando
  • Cipó Selvagem: Márcio Simões
  • LobisBen: Reginaldo Primo
  • BenMúmia: Ricardo Juarez
  • Franksben: Hércules Fernando
  • Glutão: Hércules Fernando
  • Mega Olhos: Hércules Fernando
  • Eon: Ricardo Juarez
  • Clone: Erick Bougleux
  • Grandão: Hércules Fernando


Vilões
  • Vilgax: Jorge Vasconcelos
  • Kevin Levin: Paulo Bernardo
  • Dr. Animal: Manuel Cézar
  • Dr. Viktor: Hércules Fernando
  • Yenaldooshi: Dee Bradley Baker
  • Múmia Alien: Dee Bradley Baker
  • Encantriz: Sílvia Goiabeira
  • Zombozo: Eduardo Borgeth
  • Vulkanus: Hércules Fernando
  • Slix Vigma: Ricardo Schnetzer