6.5.12

Uma análise profunda da série Ben 10 Ultimate Alien


O Ben 10 Center já fez várias postagens de despedida da série Ben 10: Supremacia Alienígena. Mas, devido a algumas causas que me deixou realmente triste com o desempenho da terceira série, decidimos fazer outra postagem explicando tudo o que foi realmente bom e tudo o que realmente estragou a franquia na Ben 10 UA.

Para alguns fãs, a série que evoluiu os alienígenas de Ben foi simplesmente a melhor já feita. Mas... você já pensou o porquê disto ser uma verdade? Bem, devido ao sucesso esplêndido que sua sucessora, Ben 10: Alien Force fez, o Cartoon Network decidiu simplesmente criar uma continuação descarada desta série. Com a adição do SuperOmnitrix e com ele os aliens supremos, a terceira série decolou até o fim da sua primeira temporada, e a partir daí que Ben 10 começou a perder sua reputação. Seria este o maior erro da Cartoon Network no desenvolvimento de Ben 10: Ultimate Alien? Confira agora.





Ah, quem não se lembra do dia 10 de Outubro de 2010? O dia da calorosa estreia da terceira fase da franquia Ben 10, foi por si só a data mais emocionante para os fãs. A festa feita pelo Cartoon nos animou ainda mais... E chegou o grande momento. A Supremacia se tornara uma série digna de aplausos. Uma animação não muito diferente de Ben 10: Força Alienígena, uma nova trama envolvendo aliens de outra galáxia, e para finalizar, o Superomnitrix.

Há quem diga apenas os pontos fortes da série, mas daqui em diante neste post, estaremos mostrando explicitamente os pontos que os produtores definitivamente falharam. Fanboys UAF, por favor me perdoem.

Começaremos falando da estatura normal do Ben na série. Em todas as antecessoras de Ben 10: UA, o nosso herói possui uma identidade secreta, onde o mundo ignora totalmente as ações de Ben. Embora todos os fãs quisessem que sua identidade fosse revelada ao mundo, todos sabem que esse acontecimento dificultaria muito as ações do herói. É, aconteceu em Ultimate Alien, onde a TV, internet e outros meios de comunicação julgavam sua ameaça ao planeta, e ao mesmo tempo testemunhavam a sua acensão.
Os produtores conseguiram mesmo transformar isso em realidade, mas esqueceram de uma coisa: Ben e seus atos heroicos normalmente destroem cidades e patrimônios públicos em toda luta. Onde estão as consequências disso?

Episódios

Em minha opinião, os primeiros episódios da série falharam completamente. Primeiramente com o episódio Fama, um dos piores episódios pilotos da franquia e que os produtores esqueceram de vários detalhes. Poucas cenas de ação deixaram os telespectadores com sono. O mistério do episódio Fama foi o brilho rosa nos olhos de Ben, o qual os produtores afirmaram que a causa seria revelada. Porém, ficamos sem saber a razão exata desse acontecimento. O segundo episódio, Enganamos, apesar de ser divertido, não foi digno de ser o segundo episódio, o qual os produtores teriam que investir mais na identidade secreta de Ben revelada ao mundo, ou até ter seguido com a saga de Aggregor. O terceiro episódio, Ataque Onde Eles Moram, decepcionou muito. Todos os fãs esperavam minuciosamente por vários vilões atacando os heróis, mas o resultado não foi como o esperado: Apenas Robótica, Zombozo, Encantriz e Vulkanus apareceram. Triste realidade, não é?

O episódio Video-Games foi o primeiro a se destacar. O novo vilão Will Arenga havia dado as caras com seu plano de criar um videogame para o herói, e achei muito bem bolado. A partir daí, os episódios realmente deram certo. Fuga de Aggregor, Quente Demais para Aturar, Andreas e Unidos foram simplesmente perfeitos. A adição de um novo vilão no episódio Hora do Herói foi ponto forte para a série. E, por final, o episódio Aggregor Supremo e Mapa do Infinito (estes que poderiam muito bem serem um episódio de duas partes) esquentaram o desempenho de Ben 10: Ultimate Alien e já apontavam o fim da primeira temporada. Quando todos estavam aliviados no episódio O Centro da Criação, o Kevin Supremo surge como novo vilão, o que assustou absolutamente todos os fãs. Infelizmente a saga do Kevin Supremo só durou 4 episódios, mas deveria ter levado uma temporada inteira.

A segunda temporada. Ah, a segunda temporada... Alguns episódios foram bons, mas outros completamente desnecessários. Os Olhos de Quem Vê, Viktor Ressurge, Treinamento Básico e Apaixonado foram legais, mas não serviram de nada na série e poderiam muito bem ser substituídos por uma saga de um suposto vilão.

Para acabar, a terceira temporada até que animou. A saga dos Cavaleiros Eternos e Diagon transformou a série em proibida para menores de 10 anos, mas muitos erros foram cometidos. A inclusão dos DNAliens no episódio Simian Mandou foi desnecessária. O episódio Lembranças de Techadons poderia simplesmente ser um complemento inicial para o episódio Inspetor 13, também colocado fora de ordem. Episódios como Inimigo da minha Inimiga, A Mãe de Todos os Vreddles, Ninho de Amor, O Sacrifício Supremo e Ovos Grátis foram satisfatórios, mas não tiveram força suficiente para serem tão bons como os da Ben 10: Força Alienígena.

Falando dos últimos episódios, O Começo do Fim foi uma parte do Inimigo Supremo Parte 1, então com certeza esses episódios poderiam ser fundidos. Mesmo assim, o episódio duplo O Inimigo Supremo realmente superou todas os males, apesar de ter várias falhas, foi muito bonito. Porém, os Cavaleiros Eternos ficaram para depois, o Vilgax desapareceu e o Novo Omnitrix ficou no vácuo, pois nem tivemos a oportunidade de vê-lo ativado.

Personagens

Outra questão que incomodou vários fãs foi a ausência do Vô Max. O nosso velho encanador que todos amam apenas apareceu em mínimos 5% de todos os episódios (lembrando que sua última aparição foi no episódio O Prisioneiro 775 Sumiu). Nem nos finais os produtores deram chance a ele de aparecer. Outros personagens esquecidos foram Helen, Many e os ajudantes de encanadores.  Jimmy Jones fez uma aparição de segundos nos últimos episódios, Cooper apareceu em apenas dois ou três episódios, e o Pierce apenas apareceu em um episódio marcado para morrer!

A possibilidade de existirem garotas fãs de Ben 10 aumentou muito com o namoro de Gwen e Kevin (o chamado Gwevin), em Ben 10: Alien Force. Por outro lado, em Ultimate Alien, os produtores decidiram focar a série apenas no Ben e deixar o relacionamento dos dois de lado. O romantismo de Kevin havia desaparecido; Enquanto Gwen estava mais chata do que nunca. O relacionamento de Ben e Julie também andou devagar. O primeiro beijinho na bochecha o Ben conseguiu no primeiro episódio, e apenas 51 episódios depois ele conseguiu um selinho! Injustiça.

Aliens

Como já discutido aqui no blog, vários alienígenas da terceira série foram meramente inúteis, uns com poderes já existentes e outros completamente desnecessários. Alguns se destacaram (como Contra-Tempo, Camalien e NRG), mas outros perderam seu lugar na abertura da série.

Com esse fraco, alguns alienígenas como Acelerado, Diabrete e Besouro começaram a ser mais usados nos episódios finais da terceira temporada, onde poderiam ser usados clássicos da Força Alienígena, que todos adoram. A transformação tripla do Diabrete no episódio Ovos Grátis foi totalmente de propósito, e a transformação inútil do Acelerado neste episódio também foi horrível.

E para acabar ainda mais com a série, a inclusão do Gigante Supremo no último episódio foi totalmente desnecessária. Podemos afirmar que a versão suprema do Gigante é legal, mas não adiantou nada o Ben usá-la contra o Diagon, afinal, foi derrotado. Bem que o Gigante Supremo poderia ser usado em outro episódio, não é? Em compensação, aliens legais como Contra-Tempo e Camalien foram usados míseras vezes.

Outra coisa que incomodou mais ainda foi a incrível não-aparição de alguns aliens da série original, e outros usados pouquíssimas vezes ficaram em desvantagem, pois outros alienígenas da Força Alienígena ficaram em recorde de transformações. Injustiça com os antigos. Esses apenas tiveram a chance de aparecer na abertura.

Vilões

O vilão principal da primeira temporada, Aggregor, deu o que falar, mas os produtores insistiram em falhar novamente nele. Primeiramente, a sua missão maligna de conquistar o universo resgatando o Mapa do Infinito por vários lugares do universo fez os fãs se amarrarem; Porém, as falhas de Ben em deter o vilão nos fizeram perder a confiança no herói. O que seria do universo se o Kevin não absorvesse o Superomnitrix? Ouvimos falar que o Dwayne McDuffie tinha vontade de estender uma temporada com o Kevin, mas a CN não deixou.

Os produtores insistiram em manter o Dr. Animal na história, vilão que já estamos cansados de ver. A transformação de Elena em outra vilã decepcionou muito os fãs, já que todos esperavam que poderia haver um triângulo amoroso entre ela, Ben e Julie, mas mesmo assim ninguém continuou com a saga da Elena. No episódio A Namorada Perfeita, Elena jurou vingança, mas são poucas chances de ela aparecer em Omniverse.

A saga do Overload durou apenas 2 episódios. Uma história que poderia se estender a vários apenas ficou entre Hora do Herói e Pegando uma Estrela Cadente, e mesmo neste último, Overload saiu sem um final merecido. Onde foi parar a Jennifer Nocturne, afinal? E o Nesmith, foi preso novamente? Será que ele voltará? Essas serão perguntas que têm poucas chances de serem respondidas em Omniverse.

Quem não gosta do Albedo? É, no episódio O Dobro ou Nada, Albedo promete vingança com seu DNA ainda ligado ao de Ben. Ele retorna no episódio Noite do Pesadelo Vivo, mas termina sem termos uma conclusão clara sobre ele. E quem se lembra do Dr. Viktor? Também jurou vingança a Ben, mas não teve chance de voltar. O Monstro de Lixo do episódio Redemoinho Supremo, que também tinha várias chances de retornar, não retornou. Outros vilões como Michael Morningstar, SserpenteEncantriz, Planta AlienígenaAdwaitya, TrombipulorVulkanusVreddles, Inspetor 13 e os Monstros da Dimensão 12 também ficaram sem final.


Conclusão

Afinal, serão esses e outros pontos que fizeram a audiência da série cair? Vamos pensar um pouco. Os produtores inseriram fillers (episódios que não contribuem para a série, apenas são feitos para a adição de mais episódios em temporadas) excessivamente nas últimas temporadas. Outros episódios deixaram os telespectadores realmente entediados. E por final, os contidos no DVD The Ultimate Ending terminaram de matar a franquia. O que você acha disso? Realmente a CN está apostando muito na quarta série. Será que Omniverse conseguirá cobrir todos esses vilões, aliens e assuntos inacabados? Espero que sim.

24 comentários:

  1. Eu concordei bastante com vc mas ainda acho o ultimate alien uma boa serie

    ResponderExcluir
  2. em ultimate alien eles criarao muitos novos viloes e eles nem retornaram com a sua vingança maligna.

    ResponderExcluir
  3. Vinho poderíamos fazer as pases? Pode visitar o meu blog! não tem nenhum conteúdo daqui pode ver!

    ResponderExcluir
  4. eu concordei com quase tudo que voce disse.a segunda temporada foi super desnecessaria.afinal qual foi o seu vilao?e a terceira ,so começou a esquentar nos ultimos capitulos.encantriz deveria ficar mais proxima de gwen depois daquele episodio da primeira temporada''onde a magia acontece''.mesmo gostando de ben acho que o cn exagerou em ter focado somente nele em toda as temporadas,quando ele ganhou fama ninguem citava kevin nem gwen,por que?eles nao sao importantes?em resumo a primeira temporada foi a melhor, teve mais historia que as outras e mais cenas de açao,o resto decepcionou.espero que omniverse tambem nao decepcione apesar de ter quase certeza de que vai.

    ResponderExcluir
  5. Eu Também Concordei com tudo que você disse, Vinícius, mas Ben 10 Supremacia Alienígena foi o Melhor ainda.

    ResponderExcluir
  6. Você fez uma ótima critica , bom trabalho .

    ResponderExcluir
  7. Na minha opinião,Ben 10 FA foi a série mais decepcionante da franquia:o arco Soberanos e Cavaleiros Eternos se estendeu por 2 temporadas completamente chatas e o Dr.Animal virou um cara fortão chamado Anulador,que somente os fãs maiores(de 12-14 anos)se lembram.Além disso,a ausência de Enoch e de Driscoll(o Rei Eterno poderia ser bem mais aproveitado)nos CE em FA me deixou muito irritado.Pra mim,a única temporada que prestou em FA foi a 3ª,que parecia ser uma temporada bem diferente,mas a coisa que mais me decepcionou nessa 3ª temporada de Alien Force foi o Vilgax aceitando que havia perdido pro Ben(desde quando ele faz isso?)em Vingança de Vilgax Pt.2.Também odiei a quantidade de vezes que o Ben se transformou em Enormossauro,tanto em FA como em SA...afinal,pra que existem o Quatro-Braços,o Gigante ou até o injustiçado BenVicktor,que não apareceu uma vez em SA.
    Outra coisa:Pq diabos naum aproveitarão aliens tão bons como o clássico Massa Cinzenta ou o Cara Olhos,e nem XLR8 ou Ultra T,que só apareceram efetivamente em Heróis Unidos(XLR8 só apareceu como holograma e teve seus poderes usado pelo Ben Supremo)?
    A coisa que eu mais gostei na primeira temporada de Ben 10 SA foi o Kevin Supremo, pena que ele não rendeu uma temporada inteira(onde poderia aparecer ele destruindo o Dr.Viktor e as re-aparências de Manny,Helen,Clancy,Sublimino,etc),já 2ª temporada foi a pior emais desnecessária,e a 3ª temporada(mesmo tendo alguns episódios inúteis como Ovos Grátis e Redemoinho Supremo,que foram muito ruins)foi a melhor.Nela vimos que os Cavaleiros Eternos funcionavam melhor como anti-heróis do que como vilões,e que,com a inclusão efetiva de George a série,o arco mais religioso que começou em Cavaleiro Para Lembrar(o melhor de todas as séries,na minha opinião)provou que a franquia Ben 10 não era coisa de criança.
    A pior coisa de SA foram os novos aliens,como Diabrete(que é uma cópia mais malvada de Massa Cinzenta)e o pior alien já criado,o Acelerado,que era uma cópia malfeita do clássico e eternizado XLR8.Eu gostei do visual do Besouro,mas ele era,na verdade,um Glutão piorado. E afinal,onde é que está o tão prometido Alien da Caixa 10 10 10?
    Enfim,acredito que Ben 10 SA foi a melhor série da franquia,e que acho difícil Omniverse supera-lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não concordo quanto a FA, que apesar de algumas falhas foi a melhor das três. Embora eu concorde que as transformações do Ben ficaram meio chatas, mesmo.

      Mas concordo com você no tocante aos novos e desnecessários alienígenas, obviamente criados pra vender mais brinquedinhos. Que saudade do XLR8 e do Massa Cinzenta!

      E pelo que aparece no Sneak peek, Omniverse vai superar é em termos de ruindade!

      Excluir
    2. Esqueci de dizer que concordo plenamente com o que você disse sobre os personagens. Não houve explicações para o sumiço do Vô Max, e o Gwevin fez uma falta danada. Sinceramente, houve momentos em que eu tive vontade de bater na Gwen!

      Acho que eles resolveram compensar com aquela sequência do Kevin salvando Gwen do Diagon, na primeira parte de Inimigo Supremo, mas tava meio tarde pra isso, e nem houve beijo... E concordo que o beijinho Benlie no fim tava muito sem graça. Se eles queriam perder a audiência feminina, fizeram um belo trabalho.

      Excluir
  8. Vcn tem razão, mas ñ podemos faxer nada, pois, o riador já morreu e foi baseado nu episódio que ele ia escrever, acho os outros até bom, mas foi Dwaine que criou a série e ele sabia o que fazer ñ é mesmo sabendo que seus parceiros também são bons.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim não podemos fazer nada? A gente não pode se entregar sem ao menos tentar!

      Excluir
  9. Comcordo plenamente, sa arrasou, mas todos estes pontos fracos são verdade. Eu gosto de acelerado, mas, ele apareceu de mais na terceira temporada, por exemplo, a segunda aparição dele em ovos grátis poderia ser do XRL8... o inimigo da monha inimiga foi bizarro, e muitos outros aliens poderiam ter reaparecido...

    ResponderExcluir
  10. Vcs só sabem reclamar da CN, mas a culpa é dos roteiristas e da Man of Action. A Cartoon Network é só o instrumento de divulgação da série.

    ResponderExcluir
  11. Eu acho , que omniverse renderá mais , eu lembro até o dia da estreia de ben 10 no brasil , pelo que me lembro foi em 2007 , foi ecomocionte cara! , ben 10 simplesmente já era uma ideia fantástica do garoto podendo virar 10 alienjinas e sendo heroí , achei incrivel , quando os aliens adicionais de ben 10 original começaram a aperecer nós fãns piramos! , a força alienigena foi o legado completo! , com a maioria de novos aliens , inclusive teve adicionais como o original , ao longo da trama , com ben podendo evoluir seus aleins , foi tipo... incrivél , irado,mega bonsão , e sem palavras pra descrever exatamente a emoção , e agora em omniverse , os mistérios da trama ainda não revelados , se revelaram! , por exemplo acho que isso foi bem planejado pelos criadores ,omniverse servirá como duas linhas do tempo: linha do tempo depois de supremacia , linha do tempo entre o original e o força aliengena , alem do novo estilo de desenho que promete!!!!! , kevin está com o visual dele de 11 com o dele de UAF , a gwen está com uma nova combinação : blusa azul e cabelo de rabo de cavalo , se não estrarem novos penteados ou novas roupas pra ela proximamente , é bem provável que as próximas combinações sejam:gwen com blusa preta e agasalho de baixo vermelho com cabelo comprido , ou a gwen com blusa vermelha do UA e também com o cabelo comprido , eu gostaria que em omniverse o cooper aparece-se mais , seria bastante divertido , e ainda com o novo personagem rook , o encanador novato que max indicou para aprender com ben como ser um encanador de verdade , eu também acredito que os supremos irão voltar ainda numa provavél 5 série , eles não vão deixar de explorar os supremos com uns novos, se eu fize-sse a serie ben 10 , o nome da quinta temporada seria ben 10 ultimateverse (supremoverso) , os antigos supremos desenhados ainda pelo derrick (estilo omniverse) com novos supremos que a galera toda em escalda mundial pedia pra ver: arraia-a-jato supremo , rath supremo , ultra supremo , e chama supremo entre outros ... , e colocaria novos como: besouro supremo , clone supremo(habilidade especial: quanto mais se multiplica suas copiás ficam cadavez mais fortes) e ampulheta supremo(poderia ser usado quando paradoxo e eon estão bagunçando a linha do tempo) , eu acho que um toque extra de antigos vilões com novas caras seria demais: como o dono daquela ceraria que apotava monstros no torneio de box luta livre , ele podia aparecer omo meio pinóquio com luta de box , ou algo parecido , seria bem engraçado , mas bem é essa minha análise sobre a franquia ben10 , espero vc omniverse , tenho certeza que será a garnde revolução da franquia!

    ResponderExcluir
  12. Eu concordo com a análise. Foram os próprios roteiristas que afundaram Ultimate Alien, embora eu goste de muitas coisas nela, como Ben não ter mais identidade secreta e eles terem uma nave. Mas os eps das últimas temporadas não foram o que poderiam ter sido. Muitas perguntas, como os famosos olhos magenta do Ben em Fama, não foram respondidas e a história da Elena não foi realmente concluída.

    E Ben 10 Omniverse, ao que parece, só vai afundar ainda mais a franquia. O Derrick Wyatt já confirmou que a Elena e a Jennifer Nocturne não vão aparecer, e que as questões que Ultimate deixou em aberto também não vão ter resposta aí. Sem falar que simplesmente estragaram o Kevin, transformando-o numa espécie de gorila maltrapilho com olheiras! Pelamor de Deus!

    Eu acho que os fãs podem fazer alguma coisa e salvarem a série, se a gente não cair no conformismo. Muitas vezes a Marvel e a DC fizeram estragos em seus personagens(alguém lembra da Electra careca e vestida de branco? Ou da Mulher Invisível vestida como dançarina de boate?), porém os heróis sempre, ou quase sempre acabaram voltando ao que eram graças aos protestos dos fãs.

    Muita gente está chateada com a CN por diversas razões... Omniverse, o fim prematuro de Mutante Rex, a virada maluca que deram em Justiça Jovem... Está na hora de aprenderem a respeitar a gente.

    Se alguém concordar comigo, me mande uma mensagem pelo Face. Ou pela minha página no Deviantart: http://ben-10-os-to-ua.deviantart.com/

    ResponderExcluir
  13. Eu acho k Omniverse não nos vai desiludir

    ResponderExcluir
  14. todos vocês deram boas opniões mas agora vamos falar do final de todas as séries.Todos vocês viram que no final do força alienigena que o omnitrix foi destruido e depois o ben ganhou o superomnitrix,no supremacia alienigena o azmuth retirou o superomnitrix do pulso de ben e lhe deu o novo omnitrix do omniverse.mas o da série original não aconteceu nada foi um grande erro da CN.tambem vou falar dos ben 10.000, o primeiro ele tinha o mesmo omnitrix, tinha um filho e o vovô maxera praticamente um robô. no ben 10 supremacia alienigena mudou tudo.no episodio (O RETORNO DE BEN 10.000)o ben 10.000 estava com o omnitrix iqual do força alienigena nada de filho e de vovô max e etc.a CN deveria pensar mais antes de colocar as coisas para nas séries futuras não ficar meio esquisitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece que aquele Ben 10 000, com filho, o vovô de braço mecânico e o Kevin ainda-vilão, era de um futuro alternativo. Antes mesmo da série original terminar, eles já tinham expicado que havia vários universos alternativos de Ben 10: um em que a Gwen pegava o Omnitrix, outro em que Ben assumia sua identidade de herói ainda criança, e por aí vai. Dwayne McDuffie explicou isso várias vezes lá no fórum.

      Você pode ver que o Ben 10 000 que aparece em Supremacia é bem diferente do da série original. O antigo era estressado e só pensava em responsabilidades, enquanto o Ben 10 000 de SA era mais brincalhão.

      Excluir
    2. Concordo plenamente gente. na FA o AZMUTH destruiu o omnitrix,na SA ele retirou o superomnitrix de ben e teleportou ou destruiu,alguma coisa asssim.

      Excluir
    3. Esqueci de dizer,estava pesquisando sobre um alien que eu achei chamado CREEPYPASTA, diz a lenda que enquanto o diretor de ben 10 produzia o alien ele saiu do episodio perdido e matou todos do estúdio.

      Excluir
  15. parem de reclamar a serie ta otima nem pareçe que são fãs se acham que podem fazer melhor criem historias em quadrinhos do ben 10 colocando oque vcs acham que deveria acontecer

    ResponderExcluir

1. Sem xingamentos ou ofensas
2. Discussões são aceitas, mas não quebre a primeira regra
3. Anônimos não podem comentar. Haha.
4. Pedidos de parceria não serão aprovados
5. Comentários arrogantes ou não amigáveis são proibidos
6. Uso exagerado da palavra "dude" é proibido
7. Sem spam e sem flood (repetição de termos desnecessariamente)
8. Comentários incompreensíveis ou ricos em desvios ortográficos serão reprovados
9. Comentários com links para outros blogs são proibidos
10. Não comente se não tem nada para comentar -.-'